quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Archaeognatha



Archaeognatha ou Microcoryphia é uma ordem de artrópodes pertencentes à classe Insecta. Possui aproximadamente 350 espécies.
São insetos de tamanho pequeno, com máximo de 15 mm. Seu nome é derivado do grego archeo = primitivo + gnathos = mandíbula, em referência à mandíbula que se prendem em um único ponto de união com a cabeça. São muito parecidos com os Thysanura, porém são mais cilíndricos, com o tórax arqueado.
Apresentam olhos compostos grandes e contíguos, ocelos quase sempre presentes. Possuem palpos maxilares grandes, com 7 segmentos. As antenas são grandes.
O corpo é coberto de escamas. Há vesículas eversíveis no abdome, as quais absorvem água. Apresentam três cercos finos e longos, onde o filamento caudal mediano é maior que os demais. Não realizam metamorfose; para fazerem a ecdise, esses insetos precisam se cimentar ao substrato, através de seu material fecal. Não há cópula; os machos deixam o espermatóforo no solo para ser coletado por uma fêmea.

Vivem sob folhas, rochas, troncos e madeira em decomposição. Muitos são noturnos. Alimentam-se de algas, líquens, musgos e matéria orgânica em decomposição. Quando perturbados, podem saltar a distâncias de até 30 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário